terça-feira, 10 de dezembro de 2013

E viva o dia do Palhaço!!!

Texto da Clarice Lispector que fala tudo o que eu poderia ficar horas ensaiando aqui e não seria tão sintético e exato:


Das vantagens de ser bobo –Clarice Lispector

-      O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo pra ver, ouvir e tocar no mundo.
-      O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: “Estou fazendo. Estou pensando.”
-      Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia.
-      O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem.
-      Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas.
-      O bobo ganha liberdade e sabedoria para viver.
-      O bobo nunca parece Ter tido vez. No entanto, muitas vezes o bobo é um Dostoievski.
-      Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de uma ar refrigerado de Segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era a de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro.
-       Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado.
-      O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo nem nota que venceu.
-      Aviso: não confundir bobos com burros.


-      Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. È um das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a frase célebre: “ Até tu, Brutus?”
-      Bobo não reclama. Em compensação, como exclama!
-      Os bobos, com suas palhaçadas, devem estar todos no céu.
-      Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz.
-      O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos.
-      Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os esperto não conseguem passar por bobos.
-      Os espertos ganhas dos outros. Em compensação os bobos ganham vida.
-      Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás não se importam que saibam que eles sabem.
-      Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita o ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!
-      Bobo é Chagall, que põe vaca no espaço, voando por cima das casas.
-      É quase impossível evitar o excesso de amor que um bobo provoca. É que só bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.

Clarice Lispector


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Andanças, Mudanças e outras Esperanças

Já faz um tempinho desde o último post. Não que não tenhamos novidades, pelo contrário, as novidades é que foram se acumulando. 

Voltamos pra cidade de Eldorado no dia das Crianças e mais uma vez foi sensacional. As crianças já nos conhecem, e os adultos também. Bebemos da água do Ribeira, agora já viramos parte da cidade.

No mesmo dia apresentamos no Bairro da Serra/PETAR. Sensacional também. Região que já nos apropriamos no coração e temos uma grande parceria com o ponto de cultura Prosa na Serra.

E ai passamos a semana lá; tomando banho de rio, fazendo cavernas, cachoeiras e reciclando. Em breve estaremos em mais e mais cidades do Vale do Ribeira.

Voltamos pra Ribeirão Preto já praticamente na semana do 4º Encontro Palhaços em Todo Lugar. Fizemos 2 apresentações em uma escola que foram bem legais. Inclusive, na segunda apresentação, tomei meu primeiro montinho. Umas 30 crianças sobre mim. Só deu tempo de agrupar e esperar a avalanche passar.

É isso ai, agora atualizamos aqui com mais frequência. Seguem algumas fotos.

Beijos a Todos
Alegria Alegria
=o) 


Eldorado -SP
 Cobra Cipó e humanos magrus
 Caverna Santana - PETAR
 Cachoeira Andorinhas - PETAR

 Mirante - PETAR
 4ºEncontro Palhaços em Todo Lugar - Ribeirão Preto - SP